Como e por quê

“A realidade, Maria, é louca”.

Com essas palavras, Paulo Mendes Campos, em “Para Maria da Graça”, adverte a Maria do título – que acabara de completar seus 15 anos – do que o futuro ainda reservaria para ela.

Essa crônica me acompanhou ao longo da vida. Travamos conhecimento quando eu tinha exatos 15 anos, e desde então, sempre que algo me acontece, sempre que sinto que a lucidez está escapando pelos dedos, eu a releio. E relembro que a realidade é louca, que a sozinhez (palavra inventada) é inevitável, e que os homens vivem apostando corrida.

Começo esse blog num momento que poderia, de acordo com esse mesmo texto, ser chamado de “grande ocasião”:

“Chamo de grandes ocasiões os momentos perigosos em que estamos cheios de dor ou de vaidade, em que sofremos a tentação de achar que fracassamos ou triunfamos, em que nos sentimos umas drogas ou muito bacanas.”

A saída para as grandes ocasiões? O humor. Só ele nos impede de naufragar, só ele permite espanar a poeira e seguir adiante. Em nome do humor, escrevo, ainda que não escreva nada de engraçado. O que não posso é deixar que a dor me leve de arrasto, que ela me impeça de viver.
Afinal de contas:

“É feio, é imodesto, é vão, é perigoso ultrapassar a fronteira de nossa dor, Maria da Graça.

Bem-vindos.

Texto completo da crônica: aqui

8 comentários sobre “Como e por quê

  1. ê! finalmente deu o pontapé inicial! Parabéns!E de fato, como psicólogo posso dizer e diagnosticar. A vida é louca de pedra! Não tem jeito, caso terminal! :DE como uma vez aprendi, de um cantor de música brega: “Ser infeliz é fácil. Todos nós já nascemos sabendo chorar e de fato, nascemos chorando. Ser feliz é que requer prática. E pra isso não tem melhor jeito que sorrir todos os dias, mesmo sem vontade”Beijunda!

  2. E quando você disse que ia fazer um blog eu não pendei que seria tão rápido…HAEIUHAEIUAHEIUAHEIUHAEIUHAEIUHAIEUHAEMas, confesso que você me inspirou e hoje cedo, antes de ver o seu, fiz um fotolog. Como meu intelecto-escrito beira o nulo eu posto fotos e só comento em cima! rsAqui, o endereço:http://www.fotolog.com/anacarraraSim, dear, propaganda. rsEu te quero bem, vice?!=********

  3. Obrigada, pessoas lindas do meu coração! Fico super feliz de vocês terem vindo comentar aqui…Ana, só pode comentar no seu flog se criar uma conta lá, isso é injusto, então digo por aqui que adorei a foto das 3 malucas!

  4. Bacana seu blog Deb… eu ainda estou te esperando no blog do Panchito! Perdeu o link? É http:/alemosquera.multiply.com. Escrevo uma vez a cada 10 anos, mas escrevo! rs…Saudades de tiAle

Deixe um comentário

