Privacidade

Cartaz de “Janela Indiscreta”, de Alfred Hitchcock

Em tempos de internet, o conceito de privacidade adquire novos contornos. Perfis em sites de relacionamento, blogs, fóruns, o que não falta são lugares onde abrir sua vida para desconhecidos.

Muitas pessoas se incomodam essa exposição. Desconfiam da internet, não querem que ninguém saiba o que se passa em suas vidas, desejam preservar ao máximo a intimidade. O que é perfeitamente compreensível, quando paramos para pensar em tarados, pedófilos, golpistas e psicopatas de todo o gênero.

Mas existe o outro lado, e aviso desde logo que é onde me encontro. É o lado de quem gosta da oportunidade de se expor – o lado exibicionista, para ser mais clara.

Quando entrei no Orkut, em maio de 2004, eu só conhecia uma pessoa lá, o amigo que tinha me convidado. E aquele mundo de estranhos, cheio de possibilidades, pareceu altamente atrativo. Preenchi meu perfil, coloquei fotos, dados, preferências, e, para usar a gíria, “me joguei”.

Fui aprendendo a me mostrar sem me comprometer demais, mas permitindo aos outros participar da minha vida. Troquei opiniões, bati boca, dei e recebi apoio, conheci histórias e contei as minhas. Hoje, 4 anos depois, vejo quanta coisa ganhei, quantas pessoas conheci, o quanto aprendi e mudei com tudo isso. E nunca me arrependi.

Abri minha vida de uma forma que jamais imaginava fazer, e em troca recebi amigos, carinho, críticas construtivas, respeito. Esse fim-de-semana, quando assumi oficialmente que estou namorando, foram dezenas de recados de amigos compartilhando da minha alegria.

Expor-se é um risco. Buscar o outro é um risco. “Viver é muito perigoso”, já dizia Guimarães Rosa. Mas as recompensas existem, para quem está disposto a se arriscar.

Anúncios

4 comentários sobre “Privacidade

  1. Bem, nessas coisas de internet eu acho que já virei macaco véio…1. Conheci meu futuro marido pela internet2. Encontrei o canil onde comprei meu cachorro pela internet3. Fiz uma viagem maravilhosa a Grécia graças a internet (todas as reservas foram feitas por ela, mesmo sem conhecer a agència, fui maluca)E claro, conheci várias pessoas maravilhosas que considero meus amigos reais e nao virtuais… entre elas vc, Deb! Vc sabe, né?Um beijo

  2. Aeeeee!! Parabéns!!! Tudo de bom na sua nova fase! Gostei do post sobre se expor. Estou começando o meu blog agora e em momentos que ainda fico indeciso se escrevo certas coisas ou não… Mas estou gostando…Bjoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s