Eu espero acontecimentos.

Joguei no Google a palavra “ansiedade”, pra ver o que o oráculo me diria. Para a Wikipédia, é uma característica biológica do ser humano. Para o Copacabana Runners (que é um site de corrida, mas tem de receita de mousse de maracujá a remédio pra enxaqueca), é uma combinação complexa de sentimentos. E outros tantos. Perturbação psíquica. Sinal de alerta. Sentimento de apreensão. Aperto no peito, sudorese, calafrios, dor de cabeça. A busca de imagens retornou unhas roídas, cabelos puxados, suor frio, olhos arregalados, lápis mordidos, relógios tiquetaqueando o tempo fora do controle.

Sofro pelo tempo adiante desde que me entendo por gente. Pelas coisas boas e ruins igualmente, e pelas difíceis, pelas desafiadoras, pelas novas. Sofro pelas possibilidades de mudança e também pelas de permanência. Minha ansiedade diz respeito ao futuro com todas as suas incertezas, o que significa que o tempo todo ela está presente, em alguma intensidade.

E aí, de repente, já não sou capaz de fazer planos para daqui a 3 meses. E as mesmas possibilidades que empolgam também assustam. Sofro pela perspectiva de ir, sofro pela ameaça de ficar. Sofro pelas decisões alheias que interferem na minha vida. E esse tempo que não passa, ou que passa rápido demais, e que vai me maltratando enquanto insisto em querer controlar o que não tem controle.

Gente ansiosa é chata, repetitiva, monotemática. Não relaxa. Desconta a ansiedade na comida, na bebida, no primeiro pobre coitado que passar pela frente, no trânsito, no sexo, nos exercícios, sempre pra pior, sempre com compulsão. E sente culpa, toneladas de culpa. Misture ansiedade com procrastinação, e o resultado é próximo do insuportável. Horas a fio despendidas em repetir compulsivamente coisas inúteis.

Haja divã, haja meditação, haja respiração, haja qualquer veneno que não dê alergia, mas será que há alívio?

2 comentários sobre “Eu espero acontecimentos.

  1. Deborah, preciso contatá-la (dr.denilson.feitoza@gmail.com). Estou reunindo um grupo seleto de artes marciais (Taekwondo, Aikido, Judo, Jiujitusu e Karate) e gostaria de convidá-la. Após ler este recado, por favor, delete-o.

Deixe um comentário

