Planejamento

A classe média estabelecida (favor não confundir com a emergente, que as pessoas ficam ofendidas) não compra mais armários. Desses, que muita gente chama de guarda-roupas, ou roupeiro. Não importa muito o nome que se dê, o que interessa é o fato: armário está virando coisa de pobre. Ou de classe média emergente.

Então, o esquema agora é “planejar um ambiente” ou fazer “marcenaria planejada”. Nada de móveis prontos, de catálogo, que todo mundo pode ter igual. Pega bem ter os móveis – via de regra, os destinados ao armazenamento de coisas – feitos sob  encomenda, ao gosto do freguês.

A primeira parte engraçada da história: os tais móveis sob encomenda na verdade são módulos pré-fabricados. O que muda é o tamanho, e a disposição interna. Todos são de MDF ou MDP – umas siglas estranhas que significam, respectivamente, “medium density fiberboard” e “medium density particleboard“. O nome lembra algo semelhante a compensado, e não tem vendedor que me convença de que não há aí um parentesco.

Começa então a ladainha. Das corrediças telescópicas. E do acabamento em metal. E as dobradiças, os puxadores, as maravilhas da tecnologia, tudo isso dentro do conforto do lar, por módicos… 6 mil reais. 8 mil reais. 11 mil reais.  Porque é claro que o importante é que tudo seja muito exclusivo. Afinal, é personalizado, não é? Ah, você não quer MDF? Claro que você quer MDF, é ótimo!

E então as pessoas se endividam, compram no Construcard, parcelam no cheque, fazem todos os armários da casa lá com o tal MDP (mas não era MDF, gente?) revestido com aroma artificial de madeira e corrediças estroboscópicas, e ficam orgulhosas e felizes porque os seus armários são iguaizinhos aos das caléga do silviço.

O que é a segunda parte engraçada: móveis sob encomenda não têm nada de exclusivo. São todos iguais. Todos os quartos, salas e cozinhas com armários planejados se parecem muito mais do que as lojas de planejados querem fazer crer. Até porque não há tampouco grande diferença entre uma e outra, e aliás, tudo vem do Sul, parte do preço absurdo é o frete, e ó: 45 dias úteis pra entregar essa belezinha.

Muito agradecida, amigo, vou ali em Madureira comprar meu guarda-roupas prêt-à-porter

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s